quarta-feira, julho 30, 2008

Com um brilhozinho nos olhos

O seguinte episódio passou-se ontem, em Lisboa, na esquina da Av. 1º de Janeiro com a Av. da Igreja, frente à Pastelaria Biarritz.
O comentário saiu-me naturalmente, quase como se o tivesse semplesmente pensado e inconscientemente o tivesse verbalizado, quase em surdina: "-Olha-me este estúpido!"...
Depois o susto passou, o carro que quase me atropelou passou por mim e continuei a atravessar a estrada... Algo em mim me fez continuar com o sentido apurado pelo que não foi surpreendido que fiquei quando senti, mesmo sem olhar, que o carro parou uns metros à frente e que a porta se abriu...
Naquele instante senti um rush de adrenalina, estavamos já no fim do dia e eu tinha andado stressado desde o início da manhã, muito stressado, demais!
Pensei para mim algo do género: Diz qualquer coisa cabrão, diz qualquer coisa que me faça voltar para trás e rebentar-te a boca toda!
"Estúpido é a tua Mãe" disse uma vozinha de adolescente que momentos antes eu tinha visto pelo canto do olho a conduzir o tal carro que quase me atropelou, cheio de boné, com um sorrizinho idiota e borbulhas de acne mal curadas...
Pronto! Já está!
Mas não...
Resisti.
Resisti e senti-me bem por resistir à provocação e não me fazer a ele. Que grande anormal, de qualquer forma só cá deve andar mesmo para consumir oxigénio público.
Resisti, ignorei e sei que fiz bem, fi-lo essencialmente porque momentos antes alguém que por ali andava perto me tinha dito qualquer coisa que me fez ponderar, ainda mais, mais uma vez, em todas as coisas que posso fazer para ser uma pessoa melhor do que o que julgo que sou. Para canalizar a minha energia noutras direcções.
Já lhe agradeci, fica aqui o testemunho.

sábado, julho 26, 2008

O próximo charuto


sexta-feira, julho 25, 2008

CODIGO GENETICO

Ao mostrar ao meu sobrinho de 19 anos o guitarrista dos Marillion ele comenta simplesmente: Parece Pink Floyd...

O novo charuto


quarta-feira, julho 23, 2008

Coragem de homem

O bom filho a casa torna!

Força de Dragão

Será talvez energia, chamem-lhe boa disposição natural, já lhe chamaram de tudo um pouco...
Não é nada de assustador, é simplesmente a determinação de sobreviver combinada com a fúria de viver, de vincar ferros atrás de ferros no destino e desafiar o mundo, vontade de vencer.
Venham eles!

terça-feira, julho 22, 2008

Alma de Cão

Aqui há uns meses, após um processo longo e penoso de antecipação (que também durava há meses), vi-me confrontado com um novo rumo na minha vida, lembro-me vagamente que me custou um bocadinho, durante uns tempos, acomodar tantas coisas novas que preenchiam de repente a minha vida, e tantas lacunas que ao mesmo tempo se abriam nos meus dias como fossos que pareciam intransponiveis... e incertezas também, enfim, alguma nubeluzidade no olhar. Sobre tudo isso me fartei de escrever e re-escrever neste blog. Essa situação foi um mal necessário e em certa medida (vejo-o agora), até podia ter chegado bastante tempo antes... mas adiante, como sempre disse, "ando triste durante uns tempos e depois passa-me".
...errr, eu sei que isso provavelmente aconteceu, é provavel que tenha andado triste, mas já nem me lembro. Adoro constatar a minha coerência.
Desde essa altura contorbada, meio paralizante pelas lacunas, meio embriagante pelas novidades, arranjei uma espécie de câmara de descompressão para facilitar a transição entre um estado e o outro, uma espécie de presente entre o passado e o futuro, entre o ontem e o amanhã.
Fiz o que entendi ter sido o melhor para mim.
No decorrer desse processo, afastadas as energias negativas, vi-me novamente bafejado pela sorte, ou talvez não tenha sido uma questão de sorte, vi-me de novo mestre das minhas faculdades, dono da minha auto-determinação, senhor do meu destino! Portas novas que se abriram, novos caminhos, gente bonita, objectivos novos, reais, sem cor-de-rosisses, sem amorzinho juvenil e sem cabanas de palha na areia suja de crude... Népia.
Objectivos reais que sempre cá estiveram, bem protegidos!
Assim, hoje tomei uma decisão que já devia ter tomado há mais tempo, tomei-a da forma como gosto de tomar decisões, assim de repente para quem está a ver, o que para quem comprou bilhetes mais baratos quer dizer que a decisão foi tomada após muito ponderar.
Sem desvendar mais da cortina, queria só manifestar que tomei uma decisão importante para mim, e que já a estou a colocar em prática!

Coração de Leão

Alguém do meu grupo de contactos de MSN Messenger (que eu nem conheço pessoalmente) tem um nick muito interessante:
"A inteligência é o único meio que possuimos para dominar os nossos instintos"
Concordo tanto como discordo.
Concordo porque no limite, para quem o instinto se afigura como um bicho de sete cabeças que não se consegue controlar, só sobra mesmo algo a que alguns chamam inteligência e é apenas isso que lhes sobra para conseguirem lidar com a vida.
Pessoalmente gosto de pensar que sou um tipo equilibrado, sou inteligente mas também sou instintivo, e às vezes até demais (para mal dos meus pecados). Por vezes constato que o instinto é que tem razão, e os atropelos que faço à inteligência para fazer prevalecer um dado instinto acabam por se verificar a melhor opção. Isto naturalmente não é uma regra, prezo muito o meu lado racional e aplico sempre uma dose de inteligência na minha conduta, mas acontece com relativa frequência ser o instinto a mandar mais.
Contudo tenho bastante respeito por quem (só) consegue atropelar os seus instintos (e emoções, sentimentos, etc...) de forma calculista e racional (chama-se-lhe inteligência se se quiser). Respeito pessoas assim tanto quanto respeito um eventual inimigo, ou seja, exerço extrema cautela com essas pessoas.
...e porquê?
Porque a experiência me diz que pessoas com esse tipo de conduta geralmente vestem pele de cordeiro!

segunda-feira, julho 21, 2008

Tarda mas não falta


Plano de Contingência

É segunda-feira. Acordei mais tarde do que contava acordar... Na memória trago a conversa por telefone de ontem à noite, espraiado na rede que está estendida na varanda, a conversar em tons de azul enquanto a lua cheia percorreu cerca de 15 cms no céu de Lisboa. Gosto de conversar.
Mas já é segunda-feira, e a agenda do dia já vai com hora e meia de atraso, e pelo meio um novo obstaculo aparece, inesperado... Por acaso até o tinha antecipado, em género de contemplação de todos os cenários possiveis, valha-nos o traquejo, a capacidade de não se ser apanhado desprevenido, com as calças pelos joelhos. A antecipação denota inteligência.
Na minha cabeça desenha-se instantaneamente um plano de contingência, que urge implementar, e é já!
Sem esquema no papel, sem esboço estratégico, sem um time-frame para me guiar... não, mera reacção, instinto, acção. Adversidade da realidade! Tenho uma vida rica, plena de diversidade, essa é que é a realidade.
...e tenho um dispositivo qualquer instalado que me faz soltar a adrenalina que preciso para ajudar a carburar a energia em excesso com que venho equipado.

sábado, julho 19, 2008

Post de Sábado de manhã (por SMS)

Gosto da forma como dizes o meu nome, do som da tua voz, cada sílaba num suspiro...

quinta-feira, julho 17, 2008

O email que virou Post

Olá.
Obrigado pela tua ajuda ontem. Liguei o messenger no telemovel para ver se apanhava alguém em frente a um computador que me orientasse o número da APAAC.
Iamos no acesso à ponte 25 do 4 e deparamo-nos com um Senhor que tinha parado o carro na berma e estava à beira de 2 cães assustadissimos e em estado de choque (um pastor alemão e um Terrier), pareciam atónitos, resignados, ali para morrer, mas maravilhosamente solidários, a ponto de o pastor alemão rosnar a quem se aproximasse do terrier... nitidamente cães a quem foi aberta a porta do carro antes de se atravessar a ponte para ir passar umas miseraveis férias em regime de meia pensão...
A Rita parou a mota dela e eu parei a minha, conversamos com o Senhor e acabamos por ficar ali uns momentos a tentar arranjar uma solução para os dogs... Eventualemte, após várias chamadas e SMSs para várias pessoas acabamos por encontrar um outro Senhor que parou também e que se voluntariou para ficar com o pastor alemão (fixe), nisto apareceu a PSP, identificou toda a gente e só faltou interrogar os cães, e se houvesse estrilho ia tudo para a esquadra com direito a passar a noite no canil municipal... mas depois acabou tudo bem, os bófias eram animal lovers também e foi só fogo de vista para justificar a chamada ao local da ocorrência.
O primeiro Senhor que já lá estava levou o terrier sem compromisso mas para lhe encontrar um dono...
Foi assim o meu fim de dia.
Uma vez vi-me forçado virar costas a uma cadelinha muito jóia que tinha sido abandonada numa bomba de gasolina no alentejo... mais tarde, perante a minha inconformidade, quem viajava comigo disse-me que eu não podia salvar os animais todos do mundo...
Fiquei em silêncio, naturalmente que concordo, mas dentro de mim algo me diz que pelo menos posso salvar um animal de cada vez!
Ontem ajudei a salvar dois!
Bjs
F

quarta-feira, julho 16, 2008

Dream Theater

"Six degrees of inner turbulence"
A bombar ao vivo no MP3 do Nokia Power!
Post por SMS

terça-feira, julho 15, 2008

Cruzeiro no Tejo

Podia ter sido propositado, mas se lhe quizesse acertar, provavelmente falhava...
Apanhei o barco em Cacilhas todo lampeiro como se de moto precisasse disso para fugir ao trânsito matinal da ponte. Pensei apenas nos 3 ou 4 quilometros que ia poupar entrando em Lisboa directamente pelo Cais do Sodré. No velho, trepidante e ferrugento Cacilheiro apenas um carro, a minha mota, 3 passageiros apeados e 5 ou 6 membros de tripulação. Estranhei a tranjectoria de arranque em direcção à barra, provavelmente para escapar a alguma corrente, ou para sair da frente de um navio cargueiro ou de um paquete de luxo...
Mas não, após 2 ou 3 minutos, com a ponte 25 de Abril a crescer sobre o caminho, apercebi-me que aquele barco não ia para o Cais do Sodré, mas sim para Belém! ...Bonito!
Directo a Belém com direito a passar por baixo da ponte e a desfilar em frente daquela esplanada mágica ao lado do "B".
Não havia nada mais que eu pudesse fazer do que literalmente "sit back and enjoy the ride".
Correu tudo bem até quase ao fim, porque o assustador foi a atracagem. O piloto devia vir distraído porque ia arrancando metade do molhe tal foi o embate com o lado bombordo da proa no cais de embarque. Assisti a esse embate com direito a vista de camarote. Estava na varanda do 1º andar a tirar umas fotos à paisagem e cruzou-me o espirito que ele ia depressa demais... até me virei para trás para ver quando é que ele iria inverter a rotação da hélice... népia! Siga em frente qu'isto há de parar. Em antecipação do choque agarrei-me ao corrimão com uma mão e segurei nos óculos-escuros com a outra...
-BANG!!!
Cheguei a pensar que a minha mota talvez tivesse caido e desci imediatamente para o convés... felizmente a mota aguentou-se (já me estava a imaginar a armar a puta da confusão se a mota tivesse caido). Entretanto um membro da tripulação berrou para alguém na cabine do barco: "Pá, mete o barco lá no fundo p'rá gente se ver livre dele!"
Achei curioso que, para variar, ainda nem 10 horas fossem e o meu dia já estivesse a ser contemplado com avarias, tropelias e aventuras... Aquelas cenas que só me acontecem a mim.
Depois disso não foi demorado desembarcar.
Pelo caminho até à zona da baixa revi na memória aquele estranho mini cruzeiro de 20 minutos no Rio Tejo...
...ocorreu-me uma passagem de conversa de almofada que de repente fez todo o sentido.
"Então e gostas da minha argola?"
"Gosto, dá-te um ar de férias..."

domingo, julho 13, 2008

Despertar da sesta

A tarde surgiu do nada que o meu sono trouxe até ao sofá... Uma chamada a 29 cents por minuto ajudou-me a respirar e enquanto desperto da sesta o fumo de um cigarro perde-se no ar sem que eu o chegue a fumar. Na rua, da janela, vejo o calor silencioso a brilhar no céu azul, na silhueta do Cristo-Rei que se espreguiça no horizonte, e a vontade de descer as escadas é substituida pela urgência de apanhar o elevador.
Peço um café, deixo a mota trabalhar, contemplo a direcção do vento, muito lento, e deixo-me levar pela tendência do escasso trânsito que não me obriga a acelerar.
Pode ser que vá ver o Mar, uma via rápida que que leva onde não sei se quero ir, talvêz sorrir, esperar... É Domingo.
Adivinha-se uma semana intensa como as curvas da Marginal, rumar ao Norte, matar saudades e repor as verdades, deixar passar uns dias e talvez rumar ao Sul, 2000 quilometros no alcatrão, até ser Domingo outra vez... ainda não sei, talvez. Um dia de cada vez.

quinta-feira, julho 10, 2008

Conversa no messenger

Mafralda says:
ó simpático
Francisco says:
Xim, Xou eu
Mafralda says:
giraço!
Francisco says:
Sim borracho, diz lá
Mafralda says:
Como estás tu?
Francisco says:
estou bem, neste momento a contemplar mudar de moto
Mafralda says:
babe nova?
Francisco says:
babe nova... porquê?
Mafralda says:
é q os homens mudam de mota quando mudam de gaja
Francisco says:
nota-se muito?
Mafralda says:
um bocadinho
Francisco says:
é bom sinal então... quer dizer que o mostro ao mundo

Home

quarta-feira, julho 09, 2008

Pequeno-almoço de campeão


Nunca um "Leite e Bolachas" me soube tão bem!

terça-feira, julho 08, 2008

Cat look


Tenho inveja do Rio
Tenho inveja do Sol
Tenho inveja do Vento
e até do Mar...

Tenho inveja da noite
Tenho inveja da Lua
Tenho inveja de tudo
onde pousas o olhar...

Decisões...

Yamaha FAZER 600
Yamaha DIVERSION 900
Yamaha GTS 1000

domingo, julho 06, 2008

A barca dos amantes



Ah, quanto eu queria navegar
p´ra sempre a barca dos amantes
onde o que eu sei deixei de ser
onde ao que eu vou não ia dantes

Ah, quanto eu queria conseguir
trazer a barca à madrugada
e desfraldar o pano branco
na que for terra, mais amada

E que em toda a parte
o teu corpo
seja o meu porta-estandarte
plantado no seu mais fundo
posso agitar-me no vento
e mostrar a cor ao mundo

Ah, quanto eu queria navegar
p´ra sempre a barca dos amantes
onde o que eu vi me fez vogar
de rumos meus a cais errantes

Ah, quanto eu queria me espraiar
fazer a trança à calmaria
avistar terra, e não saber
se ainda o é, quando for dia

E que em toda a parte
o teu corpo
seja o meu porta-estandarte
plantado no seu mais fundo
posso agitar-me no vento
e mostrar a cor ao mundo


Sérgio Godinho

sábado, julho 05, 2008

Bauhaus, primeira sexta-feira do mês: Noite de rock

20 anos depois!
Paco, Renato, Ruzinho, Fred e Zé-Alexandre
A soltar o animal!

(Post in-loco postado por SMS)

sexta-feira, julho 04, 2008

O céu e as estrelas, o calor e o Mar

quinta-feira, julho 03, 2008

Assunto resolvido


quarta-feira, julho 02, 2008

Nascer do Sol em Maputo

Hoje, 06:04am





Directamente para os meus olhos.




Bom dia!






Photo by "Cat"

terça-feira, julho 01, 2008

Conversa na loja da Galp - Eixo Norte-Sul (13:55pm)

Empregado: Bomba 5? 50 Euros. Tem cartão Galp?
Cliente: Não, a minha ex-mulher ficou com ele!
Empregado: Mas pode fazer outro...
Cliente: Não, não... dá-me gozo dizer isto (e saiu da loja)
Empregado (para mim): Este ao menos diverte-se.
Eu: É, libertou-me um sorriso...
Empregado: O Sr. é Bomba 7 certo? 20 Euros. Mais alguma coisa?
Eu: Sim, queria um impresso para pedir um cartão Galp novo SFF
Empregado: "Novo"? Ah... o Senhor também...?
Eu: Nãh... A mim o que dá gozo é fazer um cartão novo!