quarta-feira, fevereiro 09, 2005

O ecsirotr Mkra Tiawn era delxscio cmoo eu!

Eu sou disléxico.

Sou disléxico desde pequeno, mas nem sempre fui... Quando andava na escola era canhoto (nasci no dia mundial dos canhotos e tudo), mas a Dona Angélica entendeu corrigir-me... Hoje sou dextro a escrever e canhoto em quase tudo o resto, e naturalmente sou disléxico...

A disléxia (google) não é uma doença, é um sindrome. De um modo simplificado é um conjunto de sintomas que ocorrem a nivel do nervo óptico e que condicionam a forma como o cortex visual recebe as imagens transmitidas pelos olhos (atravéz do nervo óptico).

Na escrita e na leitura os sintomas de disléxia são variados (letras invertidas, letras espelhadas, letras omissas, acentuação/pontuação errada ou omissa, letras trocadas, fade-in, fade-out, etc...). O disléxico não escreve, ele desenha os simbolos que compõem as palavras. Curiosamente a disléxia só se manifesta nos alfabetos ocidentais (Romano, grego/cirilico, hebraico) e não nos orientais (Árabe, chinês, Japonês, Thailandês,...)

Mas a percepção da linguagem escrita é feita por toda a gente por um agrupamento de simbolos (letras) que compões noções (palavras). Assim, ao ler-se um texto, basta que a primeira e a última letra das palavras estejam nos sitios certos que a ordem das restantes letras que compõem a palavra não importa. Exemplo:

A anssitarua de um dexlcicso raarmntee é iaugl daus vzees sgeuadis.

Por isso acontece tantas vezes os disléxicos não saberem que são disléxicos. Eu só descobri aos 25 anos!

5 passageiros clandestinos:

Anonymous Anónimo chamou a hospedeira e disse:

É um fenómeno muito interessante.
Consegue-se ler perfeitamente as coisas só com a primeira e a última certa.
Quer dizer, eu consigo ler isso muito bem, mas na volta também sou disléxica.
Era só mais uma coisa para juntar ao meu portfólio de coisas giras que só eu tenho :P

11:50 da manhã  
Anonymous Anónimo chamou a hospedeira e disse:

Fiquei impressionado com a tua coragem. Sabias que a dislexia em Londres (claro que sabes) paga-te a universidade toda e ainda te oferece geralmente um laptop? Mas o que quero mesmo: agradecer o mail! Já o pus em prática! Abraço grande.

12:25 da tarde  
Anonymous Anónimo chamou a hospedeira e disse:

Desconhecia que "Curiosamente a disléxia só se manifesta nos alfabetos ocidentais (Romano, grego/cirilico, hebraico) e não nos orientais (Árabe, chinês, Japonês, Thailandês,...)". Um dia quando tiver menos trabalho vou investigar mais sobre isso.

1:48 da tarde  
Anonymous Anónimo chamou a hospedeira e disse:

B: Podes crer!
L: Não tens de quê.
P: Investiga, depois confirma.

8:47 da manhã  
Anonymous Anónimo chamou a hospedeira e disse:

nuncas me lembro de conseguir fazer a minha assinatura igual...escrevo por vezes as letras desordenadas e só no fim quando leio me apercebo dos erros...acho que sou dislexica...;)

12:26 da tarde  

Chamar a hospedeira para Enviar um comentário

<< Regressar ao cockpit