Quinta-Feira da Espiga
Já não me lembrava desta tradição, que nunca teve muito a ver comigo por ser uma superstição pagã e mundana, mas que um dia adoptei por graça, e na qual hoje ainda me revejo, pela pureza da simbologia e porque em tempos de crise todos os santos são Deuses e todas as rezas são Lei. Não deixa de ser uma tradição engraçada, que reune pessoas e familias em passeios pelos campos e pela natureza e enche os corações de esperança enquanto não começa a encher o chão de pétalas secas.
-Viva a 5ª feira da espiga.
"Segundo o calendário litúrgico, na Quinta-Feira da Ascensão comemora-se a ascensão de Jesus Cristo ao Céu, encerrando um ciclo de quarenta dias após a Páscoa. Mas neste dia celebra-se igualmente o Dia da Espiga ou Quinta-Feira da Espiga. Sobretudo no Sul do País é tradição as pessoas irem para os campos apanhar a espiga de trigo e outras flores silvestres, fazendo ramos simbólicos da fecundidade da terra e da alegria de viver; algumas espigas, geralmente de trigo, simbolizam a abundância, as papoilas, rosas, margaridas e malmequeres a beleza e o ramo de oliveira a paz. Este ramo, em número de combinações variáveis conforme as localidades, pendura-se dentro de casa e aí se conserva durante um ano, até ser substituído pela “espiga” do ano seguinte."
Texto em itálico trazido daqui e imagem trazida daqui com um smile gigante na cara.
4 passageiros clandestinos:
Bela sereia para desencaminhar os navegadores...
:)
Parece-me mais uma camponesa para desencaminhar os agricultores...
;)
Recordo-me desde sempre do ramo com espigas lá por casa.
Adoro tradições pagãs, até porque a maioria das tradições religiosas, delas tiveram origem. Não é um acaso ser 5ª Feira da Ascenção e Dia da Espiga.
Ainda sou do tempo em que a turma da escola primária ia à espiga...
Quer-me parecer que as tuas idas ao campo dava pano para mangas ;-))
Chamar a hospedeira para Enviar um comentário
<< Regressar ao cockpit