quinta-feira, maio 21, 2009

Quinta-Feira da Espiga

Já não me lembrava desta tradição, que nunca teve muito a ver comigo por ser uma superstição pagã e mundana, mas que um dia adoptei por graça, e na qual hoje ainda me revejo, pela pureza da simbologia e porque em tempos de crise todos os santos são Deuses e todas as rezas são Lei. Não deixa de ser uma tradição engraçada, que reune pessoas e familias em passeios pelos campos e pela natureza e enche os corações de esperança enquanto não começa a encher o chão de pétalas secas.
-Viva a 5ª feira da espiga.

"Segundo o calendário litúrgico, na Quinta-Feira da Ascensão comemora-se a ascensão de Jesus Cristo ao Céu, encerrando um ciclo de quarenta dias após a Páscoa. Mas neste dia celebra-se igualmente o Dia da Espiga ou Quinta-Feira da Espiga. Sobretudo no Sul do País é tradição as pessoas irem para os campos apanhar a espiga de trigo e outras flores silvestres, fazendo ramos simbólicos da fecundidade da terra e da alegria de viver; algumas espigas, geralmente de trigo, simbolizam a abundância, as papoilas, rosas, margaridas e malmequeres a beleza e o ramo de oliveira a paz. Este ramo, em número de combinações variáveis conforme as localidades, pendura-se dentro de casa e aí se conserva durante um ano, até ser substituído pela “espiga” do ano seguinte."

Texto em itálico trazido daqui e imagem trazida daqui com um smile gigante na cara.

4 passageiros clandestinos:

Blogger Avis Rarum chamou a hospedeira e disse:

Bela sereia para desencaminhar os navegadores...
:)

7:02 PM  
Blogger Piloto Automatico chamou a hospedeira e disse:

Parece-me mais uma camponesa para desencaminhar os agricultores...
;)

10:05 PM  
Blogger Iris R. Costa Barroso chamou a hospedeira e disse:

Recordo-me desde sempre do ramo com espigas lá por casa.

Adoro tradições pagãs, até porque a maioria das tradições religiosas, delas tiveram origem. Não é um acaso ser 5ª Feira da Ascenção e Dia da Espiga.

3:25 PM  
Blogger mac chamou a hospedeira e disse:

Ainda sou do tempo em que a turma da escola primária ia à espiga...
Quer-me parecer que as tuas idas ao campo dava pano para mangas ;-))

10:01 PM  

Chamar a hospedeira para Postar um comentário

<< Regressar ao cockpit