sábado, janeiro 17, 2009

TVi ao jantar, estúpido!

Arroz-branco, ervilhas, filhoses de presunto e salada. Um copo de vinho, conversa em família e no canto do olho a Manuela Mourox Guedes a apresentar o Jornal da Noite da TVI; O som suficientemente baixo para se conversar à mesa. Coisas da minha sobrinha de ver a novela juvenil antes das notícias e deixar a televisão ligada naquele canal horroroso.
A Mamã (que ainda cá está em casa a passar o Natal, hehe) não resmungou por a televisão estar ligada à hora da refeição, não se apercebeu... Do nada a minha atenção escapou por um instante para as tais badaladas e infelizes palavras do Cardeal de Lisboa D. José Policárpo a respeito do casamento de moçoilas portuguesas com homens Muçulmanos. Pergunto-me se porventura um qualquer Amã Mustapha lá da terra das mil-e-uma noites e dos 40 ladrões se daria a propósitos semelhantes sobre os homens cristãos... Provavelmente sim, mas o seu politicamente-incorrecto passaria muito mais despercebido aqui na terra das cinco-quinas.
Naturalmente que nesse momento passaram pela minha cabeça de cristão-católico perguntas que nunca antes me tinha colocado, sobre a religião das mulheres que se cruzaram comigo na vida, louras, morenas, ruivas, coloridas...? Nem por isso; Católicas, Anglicanas, Adventistas, Protestantes, Ortodoxas, Luteranas, possivelmente umas iemanjás, eventualmente Budistas e quem sabe Agonósticas.
Bolas, como é que eu fui arranjar maneira de discriminar as Muçulmanas este tempo todo? ou as Hindú? ou as Judias? Ou espera lá, será que fui eu que fui discriminado?! Crédo!
Na TVi o Jornal continuou e eu deixei-me ouvir os comentários a esse respeito (absolutamente idiotas, tendenciosos e mal informados, diga-se) do Vasco Pulido Valente. Ok, parece que ele até terá dito uma ou outra coisa acertada ao longo dos anos, mas sinceramente, ali, simplesmente primou pelo fala-baratismo gratuito no seu tempo de antena, enfim.... É possivel que lhe passe pela cabeça que nem todos os Muçulmanos são terroristas! Quando me preparava para desligar o televisor, ah não, tarde demais, estava captivada a atenção das 3 mulheres à minha volta e tive que gramar com o resto daquelas tretas de encher chouriço em horário nobre. Eventualmente lá retomámos a conversa à mesa e a TVi perdeu imediatamente um agregado nas audiências do momento, switch off.
Depois do Jantar fui beber um copo com o Bikó que chegou hoje de Évora. Cerca de 6 Horas de conversa com um amigo de há 30 anos (mas há serão melhor?). Durante a conversa abordamos o assunto... então e as Orientais, que religião têm? ...e a pergunta mais importante, será que têm a cena "assim ()" ou será que é "assim (=)"...? -Sabes? -Sabes?
Claro que o Bikó teve a tirada da noite: "Geralmente não sou eu que as escolho, elas é que me escolhem a mim..." Gargalhada! Por mim, sobre este assunto, se o Policárpo fosse mas é pregar para outra freguesia é que rendia, porque foi por menos que isso e por umas caricaturas quaisquer do Moamé que os Muçulmanos iam lançando uma Jihad na escandinávia. Havia de ser o bonito se a moda pegasse aqui no cantinho à beira-mar à conta das bordoadas do Cardeal. Na verdade, em dias como este, não posso deixar de me sentir orgulhoso e previligiado por a minha irmã estar casada há mais de 20 anos com um Persa, e por ter trazido uma pessoa tão maravilhosa para a nossa família.

3 passageiros clandestinos:

Blogger Smootha chamou a hospedeira e disse:

Preocupam-me mais as moçoilas tugas que se casam com verdadeiras bestas tugas... Mas o cardeal lá saberá (ou provavelmente não)...

8:12 da tarde  
Blogger Sopa de Letras chamou a hospedeira e disse:

Digamos que o Sr. Teve uma saída deveras infeliz.
Ter-se-á esquecido que muçulmanos em Portugal serão mais de 17 mil, mas ter-se-á lembrado que o nº de casamentos civis tem aumentado bem como o nº de divórcios, Smoo tens toda a razão!
Conheço vários mulçulmanos e hindus e não vejo mal algum no mundo nos casamentos mistos , afinal não se diz que o que conta é o Amor ???
Um piqueno á parte ....esta saida do Sr. Cardeal envergonhou-se , afinal prega-se o dialogo intercultural e ecuménico mas depois só se olha para o próprio umbigo. E agora deixo-vos que já me alonguei demais .
Bom resto de fim de semana

1:44 da tarde  
Blogger Sopa de Letras chamou a hospedeira e disse:

Este comentário foi removido pelo autor.

1:44 da tarde  

Chamar a hospedeira para Enviar um comentário

<< Regressar ao cockpit