quarta-feira, março 27, 2013

Assunto do dia: O Sócras na RTP 1, Hoje

Depois de ver Cavaco Silva ser eleito Presidente da República, já nada me surpreende em Portugal.
...e agora José Sócrates na RTP. Muito se fala, se calunia e se insulta, tudo e todos e o próprio em particular e com acentuado desdém... Ai que Deus que vai falar na RTP o Ex-PM, para muitos - amnésicos ou intelectualmente tísicos - a personificação de todos os males do país, e agora vai falar na RTP, o malvado... e banalizam-se assim petições, exigem-se demissões, incita-se ao boicote ao canal em questão e às marcas patrocinadoras num verdadeiro festival de fundamentalismos sem fundamento ideológico palpável que o justifique, não mais do que um ataque de burrice e desresponsabilização colectiva, digno de um linchamento à moda antiga mas feito à medida dos formatos modernos, a ladrar de longe, na internet.
Eu não simpatizo particularmente com o figurino do Engº Socrates, mas pessoalmente, nesta altura do campeonato, tenho todo o interesse em ver e ouvir o que o homem tem a dizer, quero ouvi-lo justamente para depois me continuar a sentir legitimado para continuar a opinar.
Quero ouvir para não fazer como o BE e o PCP, que por não terem sequer querido parlamentar com a Troika por altura das negociações do memorando (Para quem não se lembra, foi aquela situação que aconteceu na sequência do chumbo do PEC IV pelo PSD/CDS, que depois precipitou o país para uma crise política, para um pedido de regaste económico, e para a eleição do pior governo dos últimos 40 anos). Ora se bem se lembram as pessoas, na altura o BE e o PCP, por terem escolhido "mudar de canal" e abnegar direitos fundamentais da democracia e do funcionamento do aparelho de Estado e da República, tornaram-se assim como uma espécie de "comentadores de bancada", alguém a quem se tem alguma dificuldade em levar a sério...
É nisso que se tornarão seguramente os iluminados agora tornados indignados contra a Grândola e a favor da Liberdade de Expressão (do Miguel Relvas), os defensores do serviço público de televisão... Que é a mesma televisão que é tutelada pelo eticamente incólume Ministro Miguel Relvas, e cuja a contribuição audiovisual que todos pagamos acresce na factura de uma das empresas Flagship da economia Nacional, que foi entretanto vendida (nem PPP, nem parceria nem Golden Share nem sequer opção de re-compra) a capitais estrangeiros, e sob a tutela do mesmo Ministro Miguel Relvas, deste Governo PSD/CDS.
Por isto, e porque não gosto de caças às bruxas orquestradas, quero mesmo ver e ouvir o Sócrates hoje na RTP, e depois de ele tentar lavar a cara - se o conseguir fazer - no que será afinal o seu primeiro direito de contraditório (basta ler nos jornais de hoje as verdadeiras pérolas e hollywoodescas teorias de conspiração de alguns intelectualoides profissionais), quero também ouvir o anunciado espaço semanal de comentário da actualidade. Quem sabe, orador nato que é, Sócrates possa vir ser também um bom Spin Doctor das trapalhadas do PS, tal como é o Marcelo, na sua primária função de comentador: fazer o Spin das trapalhadas do Governo PSD/CDS.


0 passageiros clandestinos:

Chamar a hospedeira para Enviar um comentário

<< Regressar ao cockpit