terça-feira, outubro 31, 2006

Ai, não me copies que me desafinas...

A lista de links para outros blogs que está ali escarrapachada alfabeticamente na coluna do lado direito foi copiada do blog da Encandescente (Obrigadinho...). Não é seguramente uma lista de blogs que visito regularmente (tenho mais que fazer) nem tão pouco corresponde a uma preferência minha. É para todos os efeitos uma espécie de “base de trabalho”, como se fosse uma referência bibliografica.
Como este blog é relativamente recente, eu copiei-a como ponto de partida para constituir uma lista de blogs que me interesse linkar aqui, tal como já tinha feito no ”Interferência Sensitiva”.
A minha ideia é percorrer essa lista exaustivamente link-a-link para seleccionar e guardar os que me interessa, e mandar com o caraças os outros que para mim são inuteis. É uma tarefa demorada (para quem tem mais que fazer) mas que está quase concluida.
Pelo que já consegui apurar, a lista basicamente contém blogs de Poetas frustrados, Fotografos falhados, Professores não colocados, Jornalistas incompetentes, alguns blogs de exibicionismo, outros que procuram concorrer com sensacionalismo do telejornal da TVI, e alguns blogs pessoais e temáticos que são interessantes de ler. São estes últimos que me interessa guardar numa rubrica chamada “Primeira Classe”, os outros serão relegados para a “Classe Turistica”. Quanto aos poucos blogs que visito diariamente, esses encabeçarão o ranking na “Classe Executiva”; Mas nada disto está ainda feito (...já mencionei que tenho mais que fazer?).
Ora bem, então sobre precisamente esta temática de “copiar” cenas de outros blogs encontrei um Post fantástico no Bitaites. Gostei tanto que resolvi comentar.
Este foi o meu comentário, que era tudo o que queria postar aqui antes de me ter começado a espraiar sobre a classificação de links.

"Curti tanto este post que vou copia-lo para o meu blog (e talvez até me dê ao trabalho de indicar a proveniência, ou não!)
Sobre Copy/Paste, é assunto para onde cago de alto e de repuxo. Acho que só pessoas ressabiadas e inseguras se sentem ultrajadas por verem as suas palavras (desprovidadas de qualquer protecção de copyright, entenda-se) reproduzidas noutro lugar…
É curioso contudo constatar a forma como qualquer palhaço que escreve num blog, por uma lado tenta valorizar a sua “obra” com pseudo-reservas de autoria, mas por outro até dava o béfe e 3 vintens para que as suas palavras fossem copiadas e coladas nas páginas de um jornal qualquer.
Deixa-te disso filho, capacita-te que tens um blog e uma forma de escrita unicos, e que se te copiarem não estão a fazer mais do que alargar a abrangência da mensagem que querias fazer passar.

Agradece."


ADENDA: Esta foi a resposta do Marco Santos, autor e dono do blog Bitaites

Não. Não sou ressabiado nem inseguro, desculpa lá.

É curioso contudo constatar a forma como qualquer palhaço que escreve num blog, por uma lado tenta valorizar a sua “obra” com pseudo-reservas de autoria, mas por outro até dava o béfe e 3 vintens para que as suas palavras fossem copiadas e coladas nas páginas de um jornal qualquer.

Não. Continuava a ser gamanço. Desculpa lá.

Deixa-te disso filho, capacita-te que tens um blog e uma forma de escrita unicos, e que se te copiarem não estão a fazer mais do que alargar a abrangência da mensagem que querias fazer passar. Agradece.

Obrigado pelo elogio, “filho”, mas não me parece que copiarem o que eu escrevo seja uma forma de alargar a abrangência seja do que for.

A verdade é muito simples: este blogue dá trabalho. Dá-me trabalho a mim. Copiar não dá trabalho nenhum. Nem sequer é uma questão de copyright, é uma questão de ética - e essa questão é tão clara que eu sinceramente já nem sei o que te dizer.
Minimizas a responsabilidade de quem gama e desvalorizas quem trabalha. Porreiro. Parabéns.

Revê os teus valores. És suficientemente inteligente para perceber que eu não me comporto como uma prima-dona ofendida. Que dizes dos tipos que gamam posts e têm anúncios nos blogues? Se estivesses no meu lugar queria ver o que fazias. Imagina que demoras duas horas a escrever um post e o outro tipo copia e demorou cinco minutos e assume a autoria. Muito honesto, não é? Disso não falas tu. É que é muito fácil cagar postas de pescada quando não se está a ser afectado.Experimenta trabalhar durante duas horas num post e depois vê o teu trabalho ser publicado por outros. Aposto que vais bater palmas e ficar todo contente, não é?

----------

Quando tiver tempo vou lá responder...

1 passageiros clandestinos:

Blogger Cristina Caetano chamou a hospedeira e disse:

E eu fui te agradecer? Caramba, isso é que dá ser distraída...claro que percebi que tinha sido cola, mas *rs*...já é "defeito" de meu caráter, achar que meu bloguito foi parar num link por delicadeza, enfim...ou valha-me Deus!!!...ou outra coisa qualquer como interjeição de surpresa, atrasadíssima por sinal.

Mas não faz mal, se copiou da Encandescente e apareceu no meu "Nuvens" tem crédito, se mesmo vivendo no Brasil já "consumi" um livro da poetisa... por isso não posso me arrepender de ter agradecido, mesmo existindo a possibilidade de nem saberes a qual blog - o meu - me refiro.

Na paz!

bye piloto!

11:21 da tarde  

Chamar a hospedeira para Enviar um comentário

<< Regressar ao cockpit