quarta-feira, janeiro 11, 2012

lista mental durante o jantar...

Os meus 10 filmes pós-apocalipticos preferidos (+5 pretendentes)

Top ten

Mad Max – 1979/81/85 (trilogia)
The day after – 1983 (telefilme)
Terminator - 1984/91/03/09 (quadrilogia)
Waterworld - 1995
28 days later – 2002
Children of Man - 2006
I am legend - 2007
9 – 2009 (animação)
The Road - 2010
The book of Eli - 2010

Runners up

Future Boy Conan - 1978 (animação, serie TV, 26 episódios)
12 Monkeys - 1995
The postman - 1997
On the beach – 2000
Wall E - 2008 (animação)

5 passageiros clandestinos:

Blogger nina chamou a hospedeira e disse:

Falta aí o Blade Runner que além de futurista também se pode considerar apocaliptico :)
segundo o http://www.newsarama.com/film/090520-countdown--apocalypse-1.html

2:14 da tarde  
Blogger Piloto Automatico chamou a hospedeira e disse:

O Blade Runner é apenas o meu filme preferido de todos os tempos, por todas as razões, desde que o vi pela primeira vez está para fazer 30 anos...
Mas é um filme mais encaixado no género futurista, ou de Sci-fi futurista, do que pós-apocaliptico.
Na mesma categoria podemos colocar The fifth Element, Equillibrium, Aeon Flux, Minority Report, 1984, metropolis, ou até buck rogers no sec XXV.
O Blade Runner também não é Sci-fi do espaço (embora esse aspecto apareça subentendido) como Aliens, 2001, Outland, Star Wars ou Galactica, nem tão pouco é filme de acção ou aventuras, pois tem no seu elemento a caracteristica única do género "film noir" que lhe confere sombriedade e sobriedade ao mesmo tempo, traços de fatalismo humano.

"All he wanted was the same answers as we do: Where do I come from? Where am I going? How long have I got? All I could do was sit there and watch him die"

Recomendo a versão "original" de 1982 com PG 18 (apenas visto na Europa, e em televisão, e não no cinema (PG 13), incluíndo em portugal.

Nos primórdios da internet, nos anos 90, antes do yahoo e do Netscape, lembro-me de encontrar a seguinte frase numa pesquisa na MSN (que era o único motor de pesquisa):
"The question if Deckard is a Replican or not has got more references on the internet than the existance of Christ".
Essa frase foi retirada/usada do livro "Blade Runner" de Scott Buckatman, ed. British Film Institute (1997) numa alusão justamente ao caracter único do filme, que abarca uma panóplia de géneros em si mesmo, tornando-o numa obra prima cinematografica.
Por curiosidade, sabias que o Blade Runner integra o curriculo dos cursos "American Studies" nas universidades Inglesas?
Bjs
F

6:56 da tarde  
Blogger nina chamou a hospedeira e disse:

Concordo contigo! Além de ser um dos filmes cult da década de 1980, misturando olicial noir e ficção-científica é também um filme de acção intensa que contém uma profunda reflexão filosófica sobre o problema da identidade do homem.
Pelo que se percebe, a crise de identidade não é apenas de homens e mulheres, de humanos e pós-humanos, mas a crise de identidade que atinge inclusivé o próprio Estado-nação, ou seja, os EUA, onde é perceptível a presença marcante (e dirigente) de estrangeiros (japoneses e mexicanos). Por outro lado Blade Runner é um filme de "caçada humana", onde, de certo modo, todos buscam algo: Deckard busca encontrar os replicantes; mas sub-entende-se que também ele se busca a si próprio. E persegue o amor de Rachael, que está imersa na busca da sua identidade (inexistente) procurando desesperadamente ter mais tempo de vida. No fundo Runner é uma pequena odisséia de homens e mulheres, humanos e pós-humanos (replicantes), todos eles em busca da sua identidade perdida ou do seu El-dourado.

Tenho em casa a versão original e não fazia ideia que fazia parte dos CVs dos cursos "American Studies" das universidades britânicas!!

Ufa deste-me corda! ... :)
Sorry o testamento
bjos

9:08 da tarde  
Blogger AEnima chamou a hospedeira e disse:

desses todos eu comecava pelo ultimo... wall-e e' muito love!

3:06 da tarde  
Blogger Piloto Automatico chamou a hospedeira e disse:

Pois... confesso que o Wall E foi voto de simpatia, nunca vi o filme mas foi sort of bem recomendado, pode ser que veja um dia destes e rearrange a lista.
Bjs
F

3:36 da tarde  

Chamar a hospedeira para Enviar um comentário

<< Regressar ao cockpit