quarta-feira, fevereiro 11, 2015

Project Management - Exposed

Perdi a conta aos projectos profissionais que liderei ao longo dos anos. A matriz de um cronograma delimitado no tempo (constrangido, entenda-se) tem sido uma constante que acaba por funcionar também como contenção para estados de stress dilatados no tempo.
Liderar hoje um projecto que se estende potencialmente por um período de 12 a 24 meses é assustador do ponto de vista da ansiedade e antecipação. Particularmente porque não sou apenas responsável, sou também passível.
Longe vai o tempo em que um desafio era motivo para mergulhar de cabeça para fora de pé. É mais complicado fazê-lo para dentro de águas turvas...
Não sou particularmente adepto de actos de fé.

sexta-feira, fevereiro 06, 2015

Plutonium Excel(lence)

Tenho dificuldade em perceber seria possível fazer análises financeiras eficientes sem recurso a folhas de cálculo... Mesmo que eu tenha passado os meus exames de cálculo financeiro apenas com o apoio de um calculadora de 4 funções, se me pedissem para resolver agora uma equação de 2 variáveis de certeza que patinava. Em contrapartida assusta-me aperceber-me que quanto mais me posiciono como utilizador avançado de Excel, mais dependente fico do PC, e mais exposto fico ao pulso electromagnético... se vier a sobreviver ao fallout.