sexta-feira, setembro 30, 2005

O Feriado de A a B em 5 passos.

quarta-feira, setembro 28, 2005

Utopias para Memória Futura

Já não me chegava o Minipreço, o Lidl e o IKEA, as publicações da treta, as ofertas d'isto e daquilo, as promoções, os operadores de telemoveis e de Internétes de banda larguissima, os canalizadores, caixilheiros, explicadores, e os produtos de belesa, etc...
Agora também tenho os partidos politicos a depositarem correspondência não-enderessada na minha caixa do correio!
Mas como hoje os 4 principais candidatos à autarquia de Cascais resolveram introduzir os seus programas autarquicos na minha caixa do correio, garanto que vou guardar o do vencedor, e daqui a 4 anos vou saca-lo da gaveta e vou elencar o que foi cumprido e o que foi mera promessa eleitoral para enganar o cidadão.
Se todos os eleitores fizessem isso não seria precisa uma lei a limitar os mandatos consecutivos dos Presidentes de Camara Municipal!

terça-feira, setembro 27, 2005

Para mais tarde recordar

Lembro-me de ter encontrado esta imagem na "net" quando encontrar imagens não era tão simples como hoje em dia em que basta ir ao Google Images e fazer uma pesquisa. Nessa altura nem o Google sequer existia ainda.
Estava em França no meu 3º ano de faculdade, em Bordeaux. A Prof de Marketing tinha sacado um estudo de caso relacionado com a benetton e embirrou que apesar de tanta polémica com a escolha das imagens das sucessivas campanhas publicitárias da Benetton, esta não se socorria de imagens "shock" e apenas usava a imagem como alusão a assuntos "shock".
Alguns trabalhos de grupo desse semestre tentaram explorar as duas vertentes, ie: Imagens "shock" na Publicidade, sim ou não?
A minha posição foi clara, e valeu-me uma boa nota, provavelmente mais pela ousadia do que pela qualidade do trabalho!
Seja como for, guardei a imagem numa diskette, depois gravei-a no meu laptop, depois levei-a para Inglaterra e gravei-a no PC, depois voltei para Portugal e passei-a para o meu novo Laptop, depois mudei de computador e guardei-a em CD-ROM com montes de outras trapalhadas digitais que acumulei ao longo dos últimos 10 anos, há 2 anos copiei esse CD para uma pasta no PC do trabalho, depois deixei o trabalho e gravei o conteudo dessa pasta numa PEN e guardei-a numa gaveta.
Hoje encontrei essa PEN e não sabia o que lá tinha.
Um tesouro, para mais tarde recordar!

Os Pros & Contras do que gostei.

Gostei de ver o debate do programa "Pros e Contras" na RTP1 ontem à noite.
Gostei de ver um Ministro da Saude de Esquerda com comportamento de Direita e um Oligarca de Direita com comportamento de Esquerda.
Gostei de ver a apresentadora por uma vez a ser verdadeiramente imparcial.
Gostei de ver que o gajo que está à frente da DECO espelha a inutilidade dessa organização.
Gostei de saber foi que existe uma associação de diabeticos em Portugal, que é a mais antiga do mundo, e que merecerá provavelmente o meu apoio, mesmo não sendo eu diabetico!
Gostei particularmente de ouvir as intervenções do Bastonário da Ordem dos Médicos.

quinta-feira, setembro 22, 2005

Perdendo o anónimato geográfico!

Enquanto esperava pela minha vez de ser atendido saí para fora da repartição de finanças de Azambuja para fumar um cigarro. Enquanto fumava observei dois trabalhadores da construção civil ao serviço da Camara Municipal de Azambuja que colocavam os lancis (plural de lancil!) do passeio de uma longa artéria municipal que parece perpetuamente em obras desde que se fala em eleições autarquicas. Durante mais de uma hora observei alternadamente os dois trabalhadores na rua e o placard luminoso que lá dentro lentamente avançava os números das senhas dos contribuintes. Em 1 hora os números avançaram 5 vezes e os trabalhadores cá fora colocaram 5 lancis, ou seja, menos de 5 metros de progressão (!?)...
Ao ser atendido por uma estagiária já perto das 17h não pude deixar de estabelecer um paralelo entre a eficiência de ambos... Salvo que na repartição das finanças estão mais de 10 funcionários.
Agora vou para casa, é que a estagiária não percebia nada de pedidos de isenção de contribuição autarquica e "a colega efectiva que trata disso hoje saiu mais cedo".
Amanhã nem tiro senha, se não me atenderem imediatamente armo banzé... Ando cá com uma vontade de explodir sobre a ineficiencia (aka incompetência) dos funcionários públicos!

terça-feira, setembro 20, 2005

96


Morreu um dos meus heróis.

Simon Wiesenthal, a quem em nome da humanidade agradeço o esforço sobre-humano que fez para sobreviver a 5 campos de concentração Nazis entre 1942 e 1945, e os esforços que fez depois da guerra para perseguir, capturar e trazer à justiça mais de 1100 criminosos de guerra Nazis.

Mereceu o seu lugar no jardim dos justos.

quinta-feira, setembro 15, 2005

Fala com o Paco

"Parece que se está a respirar por uma palhinha".
Era assim que eu costumava descrever as minhas crises de asma... Ao longo dos anos habituei-me a viver assim, desde ir de charola para o hospital de cascais para tratamentos de inaloterapia (oxigénio!) e receber shots de cortisona, a usar e abusar o inalador Ventilan com os efeitos secundários de dilatação do músculo cardíaco.
Nas últimas semanas tenho sentido os efeitos somaticos de uma ansiedade crescente. muitas coisas ao mesmo tempo, muitas preocupações, muitas aflições, muitos medos e de repente a tal palhinha parece que tem uma ervilha entalada no meio. O pânico instala-se.
Não gosto de tomar remédios, mas isto é novo para mim por isso aceitei tomar o anti-inflamatorio não corticoide, o complemento vitaminico e o relaxante muscular.
Mas recusei categóricamente tomar o ansiolitico, nem Xanax nem genérico, népia, grupo, nem pensar nisso!
Ontem estava a conversar com um amigo de infância e comentei que sentia o músculo diafragma a relaxar quando conversava, logo sentia-me a respirar melhor se estivesse a falar...
Ele, céptico como eu de tudo sobre o que não se possa ter controlo, ouviu-me e comentou no fim:
"Falar? Fala com o Paco!"

NOTA: "Paco" (Francisco em Espanhol) era a minha alcunha quando era puto...

quarta-feira, setembro 14, 2005

"Só me calam quando me matarem"

(...)
There's a silence surrounding me
I can't seem to think straight
I'll sit in the corner
No one can bother me
I think I should speak now
I can't seem to speak now
My words won't come out right
I feel like I'm drowning
I'm feeling weak now
But I can't show my weakness
I sometimes wonder
Where do we go from here
(...)

Pink Floyd

sexta-feira, setembro 09, 2005

Escrituras Modernas

Hoje é o primeiro dia do resto da nossa vida. Um pequeno passo de gigante, uma leitura e uma assinatura, um desafio, um plano traçado no vento do contentamento, uma promessa cumprida, a vida!